LEITURA .

CULTURA .

TRANSFORMAÇÃO .

LEITURA . CULTURA . TRANSFORMAÇÃO .

 

Ação cultural

 

Uma realização: Talessak e Editora Minski

 
  • LEITURA . CULTURA .TRANSFORMAÇÃO

    Integração - Mangá e Educação é um evento sociocultural de incentivo a leitura por meio de mangás/quadrinhos. Realização de Talessak e Editora Minski. O primeiro evento ocorreu no Pavilhão Japonês nos dias 10 e 11 de dezembro de 2022. A proposta é a utilização das histórias em quadrinhos nacionais influenciadas pelo manga japonês como estímulo ao aprendizado da leitura, das linguagens artísticas e da redação por crianças, especialmente do ensino fundamental de escolas públicas com pouco acesso aos grandes centros culturais.

  • Originalmente o projeto foi um desdobramento do lançamento da HQ manga “Ao Redor do Sol”, que teve como tema principal a luta pela integração dos brasileiros descendentes de imigrantes japoneses no Brasil durante as décadas de 1930 e 1950, contemplado pelo ProAC Editais de 2021 do Governo do Estado de São Paulo e que também recebeu os apoios institucionais do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, do Bunkyo e da Fundação Japão, lançado em julho de 2022.

    • A Ação Integração - Manga e Educação é uma iniciativa minha, Talessak com apoio da Editora Minski, desta vez, como uma das contrapartidas ao ProAC. A Ação Integração envolve: a atividade de interpretação de roteiro de uma HQ, produção de desenhos, realização da exposição e premiação com bolsas de estudo para os melhores trabalhos.

    • A ação Integração Manga e Educação faz parte do pré-lançamento de Bálsamo, minha história em quadrinhos. Narra sobre um menino que aspira ser um botânico, personagem inspirado em Frederico Carlos Hoehne, naturalista e botânico, que idealizou e começou a construção do primeiro jardim botânico na cidade. Paralelamente é contada a história de Hanako (filha da flor), uma mulher madura descendente de imigrantes japoneses que traz a pureza e a inocência de uma criança, uma personagem que possui algumas limitações e saúde frágil. Os protagonistas de ambas foram inspirados em personagens reais. As duas narrativas cruzam-se no final e revelam o poder do conhecimento através do aprendizado e da empatia.

    • Esta é a 2ª edição da Ação Integração Mangá e Educação, que começou em janeiro deste ano, com a participação de 320 alunos da escola Profª Therezinha Volpato Baro que, baseados em um roteiro inspirado em Bálsamo, interpretaram e desenharam as suas próprias versões.

    • O objetivo desta ação é incentivar a leitura, interpretação de textos e aproximar as crianças das histórias em quadrinhos e, em Bálsamo, também da educação ambiental.

    • O pré-lançamento e a exposição das crianças ocorrerão nos dias 6 e 7 de agosto, a partir das 12:00h até 16:30h. Os trabalhos das crianças estarão em exposição no Espaço Jequitibá, gentilmente cedida pelo Jardim Botânico de São Paulo. Além disso, ainda haverá uma visita educativa guiada, Programa Reconecta, com os alunos da escola.

    • Essa 2ª edição da Ação Integração Manga e Educação também recebeu os apoios institucionais do Instituto de Pesquisas Ambientais - IPA, Jardim Botânico e Pavilhão Japonês - Bunkyo.

  • SAIBA MAIS AQUI

  • O intuito foi apresentar o processo de integração dos descendentes de imigrantes japoneses no Brasil, ilustrado em Ao Redor do Sol.  O ponto de partida é o aniversário do IV Centenário de São Paulo e a inauguração do Pavilhão Japonês, projeto concebido e realizado pelo consulado japonês até chegar  aos dias atuais com os trabalhos dos alunos da Escola Municipal Professor Oscar Ramos Arantes  E com isso abrir novos horizontes para aprofundar essa integração e a sua consolidação.

    O primeiro evento apresentou:

    • A exposição de Artes da quadrinista talessak e das artes produzidas pelas crianças do Ensino Fundamental da Escola Municipal do Estado de São Paulo, Escola Professor oscar Ramos Arantes de Taboão da Serra, atividade Criada e coordenada pela autora Talessak junto à direção da escola e guiada pelas professoras. Para os trabalhos, os alunos usaram como fonte de inspiração e referência os mangás “Ao Redor do Sol”, “Memories” e “minski” - publicações editora minski.

    • Palestra ministrada pelo Professor Dr. Nobu Chinen no dia 10/12, pesquisador e especialista em artes sequenciais.

    • Apresentação musical de karla dallmann e André Meneguetti no dia 09/12, dia especial dos alunos e professores. Fechado ao público.

 
 

evento em 2022

Apoios da 1ª edição - Veja a programação AQUI

evento em 2024

Apoios da 2ª edição - Veja a programação AQUI

 

INSCRIÇÕES

Envie sua mensagem de interesse em participar da Ação Sociocultural. Clique no botão abaixo e preencha o formulário:

 

 

artigos